Prefeitura retira embarcação encalhada na praia do Gravatá
Força tarefa envolveu cinco secretarias do município; custos da operação serão repassados ao proprietário do barco.

Na manhã desta quinta-feira (10), uma força tarefa envolvendo cinco secretarias e superintendências da Prefeitura de Navegantes viabilizou a retirada da embarcação encalhada na praia do Gravatá.
Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura trabalhou durante toda a manhã, a partir das 5h40, para a demolição e retirada da embarcação. Foram utilizados na operação duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um caminhão guindauto (munck) e três caçambas.
Através do Código de Posturas do município, nos artigos relativos ao uso indevido das praias, a Prefeitura obteve modos legais para fazer a retirada do barco pesqueiro, encalhado desde o dia 31 de outubro de 2024. Além de multa, o proprietário da embarcação também terá de arcar com todos os custos da operação, isto porque cabe a ele a responsabilidade por sua embarcação. O valor a ser pago ainda será calculado pela Prefeitura após a conclusão da operação.
Para fazer a retirada, foi necessário a obtenção de uma série de documentos de diferentes órgãos, incluindo Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Gestão da Orla, Capitania dos Portos e da empresa proprietária da embarcação, além do próprio município.
Participaram da força tarefa as secretarias de Turismo, Infraestrutura, Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação (Seplan), Procuradoria-Geral do Município e Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran).
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto
COMENTÁRIOS