Piscina do Projeto Nadar é inaugurada no bairro São Paulo
Parceria entre Prefeitura, Portonave e Instituto Nadar irá atender mais de 800 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos.

A Prefeitura de Navegantes e a Portonave, em parceria com o Instituto Nadar, inauguraram, nesta quarta-feira (9), a primeira piscina do Projeto Nadar, voltado à promoção da saúde e da inclusão por meio da natação no município. Instalada na Praça de Lazer Carlos Eduardo Correa da Silva, no bairro São Paulo, a estrutura irá atender mais de 800 pessoas, incluindo crianças e adolescentes de 6 a 18 anos matriculados na rede pública de ensino, além de idosos. O nadador campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, juntamente com o Instituto Cesar Cielo, são padrinhos e apoiadores do Projeto Nadar.
A piscina é térmica, tem 15 metros de comprimento por 4,5 metros de largura e está equipada com vestiários femininos, masculinos e adaptados para pessoas com deficiência.
As atividades no local começam nas próximas semanas e serão conduzidas por dois professores e dois auxiliares do Instituto Nadar, de segunda a sexta-feira. As inscrições e o cronograma de matrículas serão divulgados em breve pelos canais oficiais da Prefeitura, Instituto Nadar Social e Instituto Portonave, entidade sem fins lucrativos mantida pelo terminal portuário.
A obra foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e recebeu um investimento total de R$ 709,6 mil. Desse valor, cerca de 96% foi aportado pela Portonave. O projeto também teve apoio financeiro da Engie Brasil Energia. O Instituto Portonave apoiará a manutenção da piscina por um ano, com recursos diretos.
O local de implantação da piscina foi cedido pela Prefeitura de Navegantes e faz parte da revitalização da Praça de Lazer do bairro São Paulo, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão do governo municipal. O espaço conta, além da piscina, com campo de grama sintética, quadra de areia para vôlei de praia, futevôlei e beach tennis, parque infantil com piso emborrachado, duas quadras oficiais de basquete 3×3, academia Mude ao ar livre, banheiro com acessibilidade, duas salas multiuso, vestiários e banheiros, além das redes de proteção.
O nadador Cesar Cielo participou da cerimônia de entrega da piscina e contou sobre as motivações do projeto. “Queremos levar o esporte aquático para todo mundo. Nossa intenção é ajudar principalmente na parte de afogamentos, atrelada à saúde, atividade física. É dar oportunidade, ver o esporte como uma ferramenta de ascensão social – pois a natação mudou a minha vida”, falou o atleta em seu discurso. Ao final da sua fala, ele disse que espera ampliar o projeto na cidade e ainda emendou: “Vamos fazer dessa a região mais aquática do Brasil”.
Presente na inauguração, o prefeito Liba Fronza destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada no projeto. “A entrega dessa piscina é um exemplo claro do que podemos alcançar quando o público e o privado caminham juntos. Essa parceria com a Portonave e o Instituto Nadar mostra que, quando somamos esforços, conseguimos tirar projetos do papel e transformar a vida das pessoas. Nosso compromisso é seguir investindo em ações como essa, que fazem diferença no dia a dia da população de Navegantes”, disse o chefe do Executivo.
Para o superintendente de Esporte de Navegantes, Ricardo Echelmeier, contar com um equipamento desse porte traz muitos ganhos para a comunidade navegantina. “A gente acredita que esporte é muito mais do que competição — é saúde, é inclusão, é qualidade de vida. Com esse projeto, conseguimos oferecer atividades como hidroginástica para os idosos, que ganham em bem-estar e convivência. Para as crianças e adolescentes, principalmente da rede pública, é uma oportunidade de cuidar da saúde, aprender a nadar com segurança e, em alguns casos, até contar com o apoio de profissionais como fisiologistas e nutricionistas. Também temos um olhar muito especial para as crianças com deficiência, incentivando o desenvolvimento físico e cognitivo delas dentro da água. É um projeto completo, pensado para transformar vidas”, declarou.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto
COMENTÁRIOS