Seja bem-vindo
Navegantes,01/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de 400 escorpiões são capturados em Navegantes

Vigilância Ambiental capturou 419 exemplares da espécie somente em 2025

Prefeitura de Navegantes
Mais de 400 escorpiões são capturados em Navegantes

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, tem intensificado as caçadas aos escorpiões amarelos no município com ações diárias. Desde o início do ano, 419 exemplares da espécie foram encontrados em Navegantes, o que acende um alerta na cidade.

Em diligência na noite de terça-feira (27), uma equipe encontrou 14 escorpiões em uma única residência, no bairro Meia Praia. Esta é uma das localidades com maior incidência do animal, juntamente com Gravatá, São Pedro e Machados.

Segundo Diane Assunção, gerente da Vigilância Ambiental, é preciso que a população contribua no combate à proliferação do animal. “Os escorpiões aparecem, principalmente, em terrenos baldios, muros de residências sem vedação, casas com acúmulo de entulhos e resto de construções. Por isso, só conseguiremos controlar essa infestação no município com o apoio de cada um”, explica.

Caso se depare com um escorpião, a orientação é evitar contato ou tentar matá-lo, seja com equipamento ou com inseticida — nenhum produto químico funciona contra o animal. O correto é acionar a equipe da Vigilância Ambiental, que está devidamente preparada para fazer a captura.

A Vigilância Ambiental pode ser acionada pelo número (47) 3185-2384, que recebe ligação como telefone e WhatsApp, ou pelo e-mail vigilancia.nvg@gmail.com. A solicitação deve incluir o endereço correto e a disponibilidade para receber a equipe.

As capturas acontecem durante a semana, no período noturno. A ação ocorre à noite porque os escorpiões são mais facilmente identificados com a luz de uma lanterna ultravioleta.

Em caso de picada, a orientação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente, de preferência, um hospital, caso seja necessária a aplicação de soro antiescorpiônico. Entre os sintomas gerais estão inchaço e vermelhidão no local da picada; já em casos mais graves o paciente pode ter dificuldade respiratória e aumento da pressão arterial.

Texto: Rodrigo Ramos 




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.